quarta-feira, 4 de março de 2009

O processo do universo midiático...

Em pleno ano de 2009, com elevados investimentos, a internet tornou-se a maior potência na rede de informação do século XXI. O universo digital adequou diversos mecanismos para viabilizar a entrada no processo midiático.

Paralelamente ao que presenciamos hoje, há 20 anos o mundo se organizava para adotar a comunicação como instrumento estratégico, e para isso, a redemocratização influenciou o homem para os novos meios de comunicação.

A informação tornou-se o principal diferencial para conversação, notícias e até mesmo para os negócios. O contexto dessa teve um referencial de extrema importância: a cultura. Agora, não bastava mais só saber alguma coisa aqui ou ali, a disputa era quem tinha o maior domínio cultural. E assim, até agora nesse momento em que escrevo esse artigo as coisas prosseguem dessa forma...

Para tal adequação, o processo de transposição do jornalismo impresso para o jornalismo online ocorreu em três fases distintas:
A primeira fase foi em 1995 em que marca a transposição de conteúdos. Ou seja, as informações no mundo digital são meras repetições dos jornais impressos. E ainda não utilizava os recursos que a internet proporcionava.
Já a segunda fase occorreu no início do século XXI e, sua fase ficou marcada pelo uso das ferramentas multimídias. Um exemplo dessa são os links, a humanidade mesmo atrelada ao jornalismo impresso começa a usar os recursos que a rede oferece.
A terceira fase ocorreu em 2004 e até hoje marca o nosso cotidiano. Essa fase teve sua explosão com a web 2.0 e, ficou caracterizada com o acesso direto aos recursos digitais midiáticos. Agora, os jornais são feitos para internet e propícios para uma leitura rápida do internauta. Além disso, criaram redações separadas próprias para o ambiente digital.

Nenhum comentário: